"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

sexta-feira, 28 de maio de 2010

SERRA DO UMBU, NOVEMBRO DE 2006

No feriado de 15 de Novembro de 2006, subimos a serra para um passeio pela região de São Francisco de Paula, Riozinho e Rolante.

Chegamos a São Chico antes do almoço e fomos curtir o lindo de sol a beira do Lago São Bernardo, tendo como pano de fundo de nossa paisagem o belo Hotel Cavalinho Branco - http://www.hotelcavalinhobranco.com.br/.
O almoço como sempre em São Chico foi no excelente Trattoria Pasta Nostra.



Após o almoço, seguimos a RS-020 em direção a Cambará do Sul, para após 18 km entrarmos a esquerda na estrada que liga a região a Maquiné e à BR-101 no litoral, descendo a Serra do Umbu. A estrada é toda chão e pedras, e a medida que nos aproximamos da descida da serra os campos limpos e capões típicos da região dão lugar às araucárias e mata fechada. Do trevo de acesso na RS-020 até o inicio da descida da serra são 25km.

No alto da Serra do Umbu existe um mirante de onde se tem uma linda vista da estrada e do vale lá baixo. A descida é extremamente íngreme, a estrada estreita e repleta de pedras. O cuidado é redobrado e atenção dividida com as maravilhosas paisagens que se descortinam a cada nova curva.

Após descermos a serra, seguimos pela estradinha em direção a localidade de Barra do Ouro. Ao lado da estrada, acompanhamos um belo rio de águas límpidas e de fundo pedregoso. O sol forte e o calor do mês de novembro convidavam a molharmos os pés na água. Logicamente não resistimos e aproveitamos a oportunidade impar de comunhão com a natureza.

Após a brincadeira na água gelada do riozinho, seguimos em frente em direção à Barra do Ouro, que fica a exatamente 38km do trevo de acesso na RS-020. Cruzamos rapidamente a pequena localidade, que se resume a algumas casas, um armazém, algum comércio, não sem antes pedir informações no armazém sobre a estrada que liga a Riozinho e Rolante, pela Serra da Boa Vista.

A estrada começa logo após uma pequena ponte, entrando à direita no sentido de quem vem de São Chico. Logo estamos novamente escalando uma subida extremamente íngreme e estreita por uma estradinha de pedras e nenhum transito, percorrida apenas pelos poucos que se aventuram e se dispõe enfrentar suas curvas e muitos buracos. É claro que as paisagens e a sensação de aventura e contato com a natureza recompensam todo o esforço.

Do alto da Serra da Boa Vista, temos uma vista privilegiada da serra, das montanhas e dos vales distantes. Os 35km que separam Barra do Ouro de Riozinho parecem não acabar nunca, avançamos lentamente em função das condições da estrada. No trecho todo, feito em pouco mais de 1 hora, não cruzamos nenhum outro veiculo, apenas algumas carroças e bicicletas próximas às poucas casas de colonos que margeiam a estrada.

Chegamos finalmente a Riozinho, com a tarde já se acabando, e rumamos direto a Rolante onde fizemos uma parada rápida para descanso e um delicioso café. Daqui para frente nos restava apenas o asfalto e o transito da estrada até Taquara, e de lá o retorno para nossa casa em Canoas, onde chegamos já noite, empoeirados, cansados, mas extremamente felizes e de alma lavada por mais este passeio realizado, mais 310km de novos lugares e paisagens registrados na memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário