"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SÃO JOSÉ DOS AUSENTES E REGIÃO, NOVEMBRO DE 2011


  Em novembro de 2011, aproveitando meu período de férias “fora de época”, decidi subir  a serra em direção a São José dos Ausentes e andar pela região dos Campos de Cima da Serra. Esta viagem era algo que a tempos eu desejava fazer e por um ou outro motivo acabava deixando de lado. Agora tinha a primeira oportunidade concreta de rever a região de Ausentes, e não pude deixar de colocar em prática o plano.
Esta seria também a primeira viagem grande que eu faria a bordo da minha nova viatura, uma Chevrolet Tracker.

  Outra novidade era a companhia do meu filho de 08 anos que se mostrou um grande companheiro de aventuras e caminhadas e curtiu demais a viagem.
O balanço final da viagem registrou no total 840 km rodados em meio a estrada de asfalto, muita estradinha de terra e pedras, em 05 dias de viagem e muitas paisagens.

1º dia:

  Saímos de Taquari às 8:00h da manhã em direção à cidade de São Francisco de Paula, nossa primeira “escala”, onde chegamos em torno de 11:00h da manhã.  Após uma breve parada para descanso e fotos no Centro de Informações Turísticas na entrada de São Chico, seguimos em frente em direção a Cambara do Sul.


  Chegamos em Cambara pouco antes das 13:00h, e apesar do tempo fechado e com cara de poucos amigos, encaramos uma visita ao Parque Nacional de Aparados da Serra, onde fomos rever o cânion Itaimbezinho.


  Uma excelente fonte de informações sobre o Parque de Aparados e sobre a cidade de Cambará é o site www.cambaraonline.com.br . Ali temos muitas informações sobre trilhas, pontos turísticos, guias especializados, pousadas e restaurantes.

  A guarita de entrada do Parque de Aparados fica a 18 km de Cambara com acesso por estrada pedregosa e bastante esburacada, normal para quem já conhece a região e suas estradas.

  O acesso ao interior do parque é pago, custa R$ 6,00 por pessoa mais R$ 5,00 cobrados pelo estacionamento, valores que afinal são pagos com prazer quando se constata a boa conservação das trilhas e dos acessos no interior do parque. O visitante tem a sua disposição um Centro de Informações com guias, banheiros, mapas etc.



  As trilhas são bem demarcadas e limpas. Fiquei muito bem impressionado com a estrutura do parque, organizado sem ferir a natureza.


  A primeira trilha para quem chega ao parque é a Trilha do Vértice, onde após uma caminhada bem curta (em torno de 20min) a partir do Centro de Informações, se chega ao “vértice” que nada mais é do que o ponto onde COMEÇA O ITAIMBEZINHO, ou seja o local onde as duas paredes do cânion se unem e inicia a fenda que se transforma no imenso cânion.



  De volta ao Centro de Informações e após um breve descanso, iniciamos a caminhada para a Trilha do Cotovelo, de aproximadamente 6 km ida e volta.  Esta trilha em meio à mata leva ao “cotovelo” do Itaimbezinho de onde se tem a melhor vista das paredes do cânion e do Rio do Boi.


  Logo no inicio da trilha cruzamos sobre uma ponte rústica de madeira.


  Após em torno de 1h de caminhada em meio à mata chegamos à borda do cânion. Nos melhores pontos para visualização existem mirantes construídos em madeira e que se harmonizam com o ambiente, ao mesmo tempo que oferecem segurança aos visitantes.




  A neblina forte e incessante prejudicou bastante o visual do passeio, mesmo assim foi possível registrar a visita ao Itaimbezinho através de algumas imagens de suas imponentes paredes.




  Quando deixamos o Parque dos Aparados em torno de 16:30h, a neblina havia se tornado muito mais densa e cobria completamente a paisagem.


  Cansados, rumamos diretamente à cidade de Cambara onde nos hospedamos na Pousada Por do Sol, simples mas aconchegante e limpa, com OTIMO banho com aquecimento a gás e aquecimento a gás nos quartos.


  Quem pensa que isso é “enfeite” ou algo desnecessário em pleno mês de Novembro...nos Campos de Cima da Serra o tempo muda rapidamente e as frentes frias entram fortes quando menos se espera. À medida que a tarde foi caindo, a neblina foi se dissipando e dando lugar a um vento frio que fez a sensação térmica despencar.

 Quando saímos para jantar, às 20:00h, no termômetro da praça central eram registrados 14ºC. O vento certamente tornava a sensação térmica bem menor.


  Jantamos no PIZZA RETRÔ, uma pizzaria com uma criativa e original decoração onde o destaque são os LP de vinil espalhados pelas paredes e mesas, sem contar no velho aparelho de som tipo 3x1 onde o cliente pode escolher um dos vinis disponíveis e matar a saudade dos anos 70 e 80.
  Os sabores são variados, ficamos com a pizza de salamito e tomates secos, que se mostrou uma excelente escolha. Fica a dica para quem resolver visitar a Pizza Retro: uma pizza grande serve muito bem dois adultos, e se puder, não deixe de provar o sabor “pizza de salamito” !

  Após o jantar retornamos para a pousada para encerrar o primeiro dia de viagem, na expectativa para a manhã seguinte quando partiriamos em direção a São José dos Ausentes.



4 comentários:

  1. Parabens!!!! pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Caro Arlei , é com muita alegria que te vejo na estrada novamente.
    Ficaria muito feliz em ter este relato lá no www.moto.tur.br

    Abração forte ao amigo !

    ResponderExcluir
  3. Oi Arlei, parabéns pelas TRIPS, preciso fazer contato contigo no badia@yuccamotos.com.br.
    Abraço,
    Badia

    ResponderExcluir
  4. Prezado, fiz essa viagem na mesma época mais ou menos, só que foi em dezembro entre o natal e o ano novo. Achei maravilhosa a viagem e fiquei no mesmo hotel. Pretendo voltar porém desta vez levando a moto na caçamba da pick up. Abçs!

    ResponderExcluir