"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SÃO JOSÉ DOS AUSENTES, 3º DIA


  Mais um dia com a feliz sensação de estar acordando neste paraíso que é Ausentes. Paz e silêncio são as sensações mais fortes que encontramos aqui.
  
  Durante a noite esfriou bastante e o domingo amanheceu bastante nublado e logicamente, com muita neblina. Ainda cansados das caminhadas do dia anterior e começando a entrar no “clima de tranqüilidade” que os campos ausentinos nos impõe, optamos por não fazer nada na manhã e nos limitamos a curtas caminhadas pelos campos próximos à sede da pousada e ficar em volta do fogão a lenha conversando com os outros hóspedes.





  Após o almoço optamos por uma visita ao Cânion do Montenegro. Mesmo sabendo que a visibilidade estaria prejudicada em função da neblina, resolvi arriscar a empreitada.


  O cânion fica a 25 km da Pousada Potreirinhos, o que no ritmo das estradas ausentinas leva algo em torno de 40 min, e o acesso é feito a partir da bonita e muito bem estruturada Pousada Fazenda Montenegro.



  Aqui não pude deixar de fazer um exercicio de "flashback" mental ao perceber a evolução e as mudanças sofridas pela Montenegro, e relembrar a pousadinha simples de fazenda que era quando conheci Ausentes em 2001, ou seja 10 anos atrás. 
Da casa de fazenda original pintada de azul resta hoje muito pouco e quem conhece a pousada atualmente dificilmente imaginaria a simplicidade e rusticidade tipicas das fazendas ausentinas que também já foi o estilo predominante ali.

  A partir da sede da pousada o visitante segue por uns 3km em uma estradinha (quase uma trilha) bem agressiva e difícil para quem está com carro de passeio (mas uma diversão para quem está de 4x4), cruza por várias porteiras (não contei, mas acho que umas 5), atravessa alguns córregos e finalmente ao chegar proximo à borda do Montenegro encontra um local onde deve ser deixado o carro, para então encarar mais uns 15min de caminhada pelo campo até a borda do cânion.

   Conhecer o cânion Montenegro é programa obrigatório para quem curte montanhas e cânions. O visual em dias claros é sensacional, e diria que ao lado do cânion Fortaleza em Cambará, são os dois cânions mais impressionantes e bonitos da região de Aparados da Serra, entre aqueles que possuem acesso relativamente fácil, sem necessidade de longas caminhadas pelo campo nem guias especializados.

  Junto ao cânion Montenegro fica ainda o Pico do Montenegro que é o ponto mais alto do estado do RS com 1.403m. Como toda a região já está a uma altitude expressiva, o tal pico na verdade não tem nada de muito impressionante, é na verdade uma pequena elevação de terra próxima ao cânion, e não uma montanha ou pico como se poderia esperar. Na verdade todas as terras no entorno do Montenegro estão a altitudes acima dos 1200 / 1300m.


 Nossa visita ao cânion e pico Montenegro se limitou à diversão pelas estradinhas enlameadas e pedregosas, e claro, algumas poucas fotos para registro da pequena aventura.

  A medida que passamos da sede da pousada e avançamos pela estradinha em direção à borda do cânion, o tempo foi se fechando ainda mais,  e a neblina acabou se transformando num chuvisco bem fino combinado com vento e que acabou cobrindo toda a paisagem.


 Impossibilitados de fazer a caminhada pela borda do Montenegro, voltamos para a Potreirinhos, onde nos limitamos a fazer mais algumas incursões pelos campos próximos à sede da pousada, enquanto esperávamos a hora do jantar e o final de mais um dia nos Ausentes.


Um comentário:

  1. Parabéns pela sua viagem! Seu relato anima ainda mais quem já pensa em conhecer São José dos Ausentes.

    Bom 2013!

    Abraços
    Fabiana

    ResponderExcluir