"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor."

Amyr Klink

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SÃO JOSÉ DOS AUSENTES, 4º DIA


  Segunda feira, dia 14 de Novembro. Amanhã pegamos a estrada e vamos embora. Enquanto não chega a hora, vamos aproveitando Ausentes um pouco mais.
Pela manhã fizemos um rápido e curto passeio a cavalo próximo à pousada e depois fui visitar o Desnível dos Rios.



  Esta curiosa atração fica bem próxima à sede da Potreirinhos e é acessível por uma caminhada de uns 10min até o Rio Silveira. Chegando ao rio, não tem jeito, o negócio é descalçar as botas e meias, e colocar os pés na água gelada do Silveira para chegar no outro lado da margem.


  Uma vez do outro lado do rio, é hora de enfrentar uma subida de morro, até onde o fôlego permitir, para que tenhamos então a vista do Desnível dos Rios, que vem a ser dois trechos de rio andando muito próximos um ao outro, separados por um penhasco, e o mais interessante e peculiar, correndo em níveis de altitude bem diferentes. Repare na foto que o rio da direita está “mais alto” que o da esquerda.




  Para os mais dispostos, vale encarar a subida até o topo do Morro Maracajá, de onde se tem uma vista continua e panorâmica de toda a região no entorno. Eu fiquei na metade do caminho.


  Na tarde optamos por ficar na pousada descansando. Mesmo assim, as curtas caminhadas próximas a sede da fazenda sempre rendem belas imagens, como esta curicaca fotografada praticamente em frente à pousada. 
  A curicaca é a ave símbolo da região, e pode ser vista com relativa freqüência a partir de Cambará do Sul.






  No meio da tarde a neblina cobriu tudo e a paisagem junto à pousada era esta:


  A nossa opção então foi mais uma vez fugir do frio, da neblina e do vento e se abrigar junto ao fogão a lenha curtindo o cafezinho e as bolachinhas caseiras preparadas pela Dona Nilda e suas ajudantes, enquanto aguardávamos a hora do jantar (ô rotina difícil essa.....definitivamente Ausentes não é lugar para quem está de regime).

Nenhum comentário:

Postar um comentário